Espaços, objetos e design de superfície:

a arte está em tudo que eu vejo

O curso se concentra no reconhecimento das múltiplas superfícies que revestem nosso cotidiano e na análise das trocas entre sujeitos, objetos e paisagens, numa perspectiva de reconhecer interações, intervenções e fluxos.

 

O design se vale da arte ou é escravo de suas ambivalências? Ou nenhuma das coisas? Os territórios ocupados ora por forma ora por função são exclusivos?

 

Questões e outras questões… delas emergem as discussões que traremos para nosso curso, com o objetivo de ampliar as noções de superfície e explorar possibilidades de ocupação. Design sobre objetos, sobre superfícies e sobre coisas, afinal, “das coisas nascem coisas”.

“Design é o método de colocar o modelo e conteúdo juntos. Design, assim como a arte, tem várias definições; não há uma definição exata. Design pode ser Arte. Design pode ser estética. Design é tão simples, é por isso que é tão complicado.” (Paul Rand)

 

 

A OFICINA - Carga horária: 12 horas 

1. Conceitos.

1.1 - Superfícies

1.2 - Visão e visualidades

1.3 - Design ou arte?

Exercício iconográfico.

2. Contaminações, transbordamentos e intercâmbios entre design e arte.

Exercício de produção.

Discussão e feedback.

3. Metodologia de geração de alternativas.

Exercício de produção.

Discussão e feedback.

 

4. Suspensão da materialidade: superfícies digitais.

Exercício de produção.

Apresentação, discussão e feedback.

Quem vai conduzir este mergulho?

ANDRÉ RAMOS  

Designer - especialista em visualidades

Doutor em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação pela UnB, graduado em Desenho Industrial, com habilitação em Design Gráfico (UnB). Professor dos cursos de Pós-Graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações; e Processos Criativos em Fotografia em Brasília; professor titular nos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Arquitetura e Urbanismo no UniCEUB. Atuou como consultor (PNUD/IICA) na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no Ministério da Justiça, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Como consultor internacional em Design e Comunicação, desenvolveu projetos para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Escritórios da ONU (UNODC, UNFPA, USAID), Ordem das Cooperativas do Brasil (OCB), Federação do Comércio (Fecomércio), Senac-DF, Previdência da Eletronorte, Editora da UnB, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Justiça, Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros; tendo obtido reconhecimento por meio de vários prêmios nacionais e internacionais.

  • YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 by Networking Talks.  Proudly created with Wix.com