Escrita Criativa:

da reflexão à prática

Cada vez mais se exigem habilidades criativas e inovadoras em diferentes ocupações do mercado de trabalho. Neste curso, jornalistas, publicitários, professores e profissionais de diversas áreas interessados em aperfeiçoar a escrita aprenderão, por meio da linguagem poética, a produzir textos literários e/ou não-literários. O domínio da escrita não é prerrogativa de grandes escritores, as técnicas utilizadas em criações literárias ajudam tanto a quem deseja escrever literatura como àqueles que pretendem aprimorar as habilidades de produção textual. 

Este curso fundamenta-se, então, nos estudos teóricos de Assis Brasil, além de ter como suporte os estudos críticos da teoria da literatura referentes à construção e recepção do texto poético. No que tange à elaboração e ao trabalho com a criação da linguagem poética, serão considerados os estudos de Antônio Cândido, Alfredo Bosi e Octavio Paz. A base teórica para tratar da recepção dos textos poéticos e do leitor de poesia serão os autores da Estética da Recepção, da Universidade Constança, sobretudo as teorias de Hans Robert Jauss. Este referencial teórico servirá como suporte para que os participantes do curso compreendam como, a partir do texto poético, é possível aprender a escrever em qualquer gênero textual.

A OFICINA - Carga horária: 8 horas 

1 - O que é Escrita Criativa;

2 - A linguagem poética como ferramenta de criação textual;

3 - Inspiração de textos criativos;

4 - Aplicação da técnica de criação poética.

Quem vai conduzir este mergulho?

SANDRA ARAÚJO DE LIMA DA SILVA 

Pesquisadora e escritora - especialista em poesia contemporânea 

Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2015). Mestra em Teoria Literária pela Universidade de Brasília - UnB (2002) e graduada em Letras pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (1993).  Tem experiência nas áreas de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Linguagem, trabalhando principalmente em cursos de Letras, Jornalismo e Publicidade e Propaganda em Brasília. Atua em pesquisa sobre o feminino na poesia e escrita criativa. Desde 2018, desenvolve o projeto de pesquisa Re-versos: a poesia feminina de Brasília, apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). Autora do livro Casa de Vento (2017), pela Tanto Mar Editores.

  • YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 by Networking Talks.  Proudly created with Wix.com