• Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 by Networking Talks.  Proudly created with Wix.com

Fotografia e experiência

processos criativos sensoriais
 
INSCRIÇÕES 

Imagens e experiências. Os smartphones tornaram-se praticamente uma extensão dos nossos corpos. Vivemos na era das imagens tratadas, produzidas, reproduzidas. Experiências validadas por imagens capturadas e compartilhadas.

Este curso vai promover uma série de vivências e visualidades e, para além disso, a experiência completa da produção de imagens para diferentes plataformas e conteúdos: reflexão, composição, textura, retrato e autorrepresentação. Da concepção à execução de imagens.  

 

“[...] a imagem arde em seu contato com o real.”
(DIDI-HUBERMAN, 2012, p.208)

 

A OFICINA (7 horas/aula)

 

Sábado - 05/10 (10h às 13h - 14h às 18h)

 

1. Dinâmica de apresentação

  • Escolha de três imagens e depois autoapresentação 

Conceitos iniciais: composição fotográfica e equilíbrio visual

2. Exercício de produção fotográfica  - textura

Dinâmica - diversos elementos encontrados no local e descrição das percepções com imagens em tela

Execucao - produção fotográfica a partir de conceitos visuais dispostos em tela 

A luz na produção de texturas e representação sensorial no espaço gráfico 

 

3. Exercício de produção fotográfica  - retrato

  • Auto descrição fotográfica da personalidade / dupla

  • Produção de um retrato com diversos objetos disponíveis 

A representação do outro e as diferentes personalidades que emergem na fotografia e no ambiente gráfico

Quem vai conduzir este mergulho?

LOURENÇO CARDOSO

Fotógrafo e antropólogo, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Há 20 anos, dedica-se à pesquisa e à produção audiovisual e fotográfica, cujo tema principal é a recuperação de movimentos e manifestações culturais populares. Já teve trabalhos expostos no Brasil e no Canadá. Professor em cursos de graduação nas áreas de Comunicação, Fotografia, Produção de Vídeo e Antropologia Visual. Autor de cinco livros fotográficos, dentre eles "Lajão" (Brasília: ed. Athalaia, 2009).

 

ANDRÉ RAMOS  

Designer - especialista em visualidades

Doutor em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação pela UnB, graduado em Desenho Industrial, com habilitação em Design Gráfico (UnB). Professor dos cursos de Pós-Graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações; e Processos Criativos em Fotografia em Brasília; professor titular nos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Arquitetura e Urbanismo no UniCEUB. Atuou como consultor (PNUD/IICA) na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no Ministério da Justiça, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Como consultor internacional em Design e Comunicação, desenvolveu projetos para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Escritórios da ONU (UNODC, UNFPA, USAID), Ordem das Cooperativas do Brasil (OCB), Federação do Comércio (Fecomércio), Senac-DF, Previdência da Eletronorte, Editora da UnB, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Justiça, Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros; tendo obtido reconhecimento por meio de vários prêmios nacionais e internacionais.

INSCRIÇÕES