Semiótica e Inteligência comunicacional:
caminhos para pensar, criar e comunicar uma ideia nova
Profissionais da Comunicação e do mundo corporativo, das mais diversas áreas, da Saúde ao Direito, farão um mergulho pela complexidade dos fenômenos da Comunicação. Assim, estarão aptos a elaborar melhores respostas e interações no cotidiano, por meio de atividades de reflexão teórica e exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Serão realizadas leituras contextuais de situações comunicativas, para desenvolver uma ampliada percepção de um objeto de comunicação (Conf. Tomasello); dos significados e interpretações que se ajustam a cada “lance” comunicativo (Conf. Peirce; Wittgenstein); sobre a condição afetiva que sustenta a apresentação do mundo pela palavra (Conf. Heidegger); sobre os axiomas de Paul Watzlavick e outras ferramentas teóricas aplicáveis a situações compreensivas que requeiram habilidades comunicacionais mais assertivas.
A razoabilidade, conforme Santaella (2008), representa um alargamento da razão, incluindo aspectos criativos, intuitivos e éticos, capazes de variedade e aperfeiçoamento constante, já que a realidade se faz em processo evolutivo contínuo. É possível treinar o olhar ou a mente para essa constelação de ideias e encontrar soluções surpreendentes para situações importantes.
Serão realizados exercícios de construção de pensamento, a fim racionalizar a escolha dos elementos de linguagem e semióticos aprendidos. A observação de filmes, produtos televisivos, entrevistas, comentários em redes e outras situações comunicacionais também está incluída nas atividades práticas.
A OFICINA - Carga horária: 4 horas
-
As três categorias peirceanas, musement, abdução;
-
A iconicidade das palavras (Lucrécia D. Ferrara);Exercício. Construção de frases e situações comunicacionais com: palavra-poesia, palavra-referencial, palavra-convenção.
-
Não se pode não comunicar (P. Watzlavick). O doble bind ou comunicação paradoxal, padrões de interação patológicos, simetria e complementariedade em trocas sociais. Noções que são importantes para redirecionar nossas situações comunicativas ambíguas ou disfuncionais.
Exercício. Treinando situações comunicacionais. -
Percepção e apreensão do objeto em trocas comunicacionais (Conf. Tomasello).
Quem vai conduzir este mergulho?
CLÁUDIA BUSATO
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em Psicologia, Filosofia e Jornalismo. Atuou como docente em instituições públicas e privadas do Distrito Federal, desde o ano de 2002, nas disciplinas de Semiótica, Filosofia, Introdução à Comunicação, Teorias da Comunicação, Tecnologias da Comunicação, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação, Estética e Comunicação de Massa, Psicologia do Consumidor.