Retórica e figuras de linguagem
para produção de conteúdo
25 de setembro e 2 de outubro de 2021
Sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Inscrições
O que é retórica?
Convencer, influenciar, defender opiniões por meio do discurso… Analisar escolhas, fazer propostas, executar planos. Enfeitar a comunicação. Manipular? A retórica transita nas fronteiras entre técnica, ciência e arte da linguagem. Tal versatilidade permite o emprego, em diferentes atividades discursivas, dos múltiplos recursos que ela oferece. As figuras de linguagem (ou seriam figuras de retórica?) estão entre esses instrumentos.
“Entendamos por retórica a capacidade de descobrir o que é adequado a cada caso com o fim de persuadir”. (ARISTÓTELES, 2000, p.48)
"[...] a retórica é a disciplina da impropriedade do sentido" (FIORIN, 2014, p.28)
A OFICINA - Carga horária: 12 horas (Via Zoom)
1. Conceitos
1.1 - Retórica - definição, história, polêmicas e usos
Exercício de análise do emprego da retórica/argumentação em diferentes gêneros discursivos.
1.2 - Figuras de linguagem ou figuras de retórica? Quais são?
Exercício de análise do emprego da retórica/argumentação em diferentes gêneros discursivos.
2. Emprego das figuras no texto.
Exercício de escrita - redação de texto .
Leitura, discussão e feedback.
3. Na imagem fixa (arte/fotografia).
Exercício de produção.
Apresentação, discussão e feedback.
4. No vídeo.
Exercício de produção.
Apresentação, discussão e feedback.
5. Imagem + texto.
Exercício de produção.
Apresentação, discussão e feedback.
Quem vai conduzir este mergulho?
ANDRÉ RAMOS
Doutor em Arte Contemporânea (UnB), Mestre em Educação (UnB), Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em Design Gráfico (UnB).
Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação Gestão da Comunicação nas Organizações (CEUB); e Processos Criativos em Fotografia (IESB/2016); professor titular do cursos de graduação em Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Arquitetura e Urbanismo (CEUB).
Pesquisador dos grupos de pesquisa Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais - MEMAV (UnB).
Atuou como consultor em: CADE/MJ (PNUD), em 2021, no projeto de produção do Relatório de Gestão 2020; Programa Semear Internacional (IICA), em 2020, em projetos de design editorial dos resultados de atuação do Programa no Brasil e Mercosul Ampliado; Secretaria de Meio Ambiente do GDF (CGEE), em 2020, em projeto de incremento de UX e UI; Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (PNUD), em 2016, no projeto de publicização da Lei Menino Bernardo; Ministério da Justiça (PNUD), em 2015, em projeto de resgate histórico e construção de documento registro dos 10 anos da Secretaria de Reforma do Judiciário; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (IICA), em 2013, na construção da identidade e resgate histórico dos Centros Vocacionais Tecnológicos - CVTs.
Jornalista, produtora e editora de conteúdo multimídia, pesquisadora ligada ao Grupo Retórica e Argumentação da UFMG. Estuda narrativas audiovisuais contemporâneas sob a perspectiva interdisciplinar de estudos em retórica e argumentação, comunicação, tecnologia e sociedade.
Criadora do projeto Escafandro Cursos Livres e do podcast Trem da Maldade, sobre vilões de filmes e séries.
Coordenadora de Comunicação e Cultura da Aliança Francesa de Brasília.
Professora Titular dos cursos de pós-graduação em Marketing Digital, Gestão da Comunicação nas Organizações e dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, no Centro Universitário de Brasília (CEUB). Colaboradora no curso de pós-graduação em Processos Criativos em Fotografia (IESB/2016).
Pós-doutorado em Linguística Aplicada no Laboratoire Communication et Politique no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS - Paris, França). Mestra e Doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela UFMG (Doutorado sanduíche - Université Sorbonne Paris Nord - Centre D'Analyse du Discours). Trabalhou durante 10 anos na produção e edição de reportagens para telejornais das emissoras TV Alterosa (SBT Minas - Diários Associados) e TV Globo Minas. Atuou como consultora (UNESCO) no Ministério da Educação. Autora de capítulos publicados em livros organizados pela UFMG e Université de Picardie na França, artigos publicados em revistas científicas de instituições como UNICAMP, UFGRS e UFMG. Já apresentou suas pesquisas em eventos internacionais no Brasil, Argentina, Estados Unidos e países europeus.