Video upload
Atualização teórica e prática em Jornalismo Digital

Neste curso, quem já tem domínio em telejornalismo poderá conhecer as possibilidades do digital para a produção de vídeos. E, para o profissional que transita em diferentes meios, o curso propõe atualização e reflexão sobre os conteúdos videojornalísticos. Estudantes de Comunicação e jovens jornalistas terão a chance de compreender conceitos e se preparar para a realidade do jornalismo convergente.
O consumo de conteúdo audiovisual na internet está em expansão e a necessidade de constante atualização dos profissionais se impõe. O telejornal não mais monopoliza a produção de vídeos jornalísticos. E, ainda, recebe influências da web a todo momento. É o processo de convergência, em que há uma pluralidade de plataformas e formatos que se retroalimentam e influenciam continuamente.
“Por convergência, refiro-me ao fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas de mídia, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam. Convergência é uma palavra que consegue definir transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais, dependendo de quem está falando e do que imaginam estar falando. (...) No mundo da convergência, toda história importante é contada, toda marca é vendida e todo consumidor é cortejado por múltiplas plataformas de mídia.” (JENKINS, 2013, p. 29)
“As formas como os telejornais tradicionais e as propostas pioneiras vão, aos poucos, se apropriando do ciberespaço e das experiências por ele visibilizadas variam, assim como são variadas as categorias já desenvolvidas para analisar o processo de convergência entre televisão e web.” (EMERIM & CAVENGHI, 2012, p. 7)
A OFICINA - Carga horária: 12 horas (via Zoom)
Segunda, terça, quinta e sexta (5, 6, 8 e 9/10), das 19h às 22h.
1 - Imersão conceitual
1.1 - Analógico X Digital - webjornalismo e sociedade em rede
Qual é seu perfil comunicativo na era digital? Exercício de reflexão.
1.2 - Telejornalismo e convergência de mídias.
Exercícios de análise do telejornalismo on-line.
1.3 - Produção jornalística audiovisual na web (jornalismo imersivo, webdoc, videojornalismo).
Exercício de análise de cases: produção em vídeo full digital.
2. Plataformas e formatos: adequação de conteúdo audiovisual
2.1 - Instagram: feed, stories, reels, lives e IGTV.
2.2 - YouTube: estúdio, canal, lives.
2.3 - Facebook: Facebook Watch, lives e feed.
2.4 - Whatsapp: desinformação e deep fakes.
2.5 - TikTok: a que veio?
Exercício de produção de conteúdo jornalístico audiovisual.
3. Recursos técnicos para Mojo - Mobile Journalism - como produzir (ferramentas, equipamentos, softwares e aplicativos)?
3.1 - Projeto de elaboração de conteúdo.
Visualização e feedback dos exercícios feitos durante o curso.
Quem vai conduzir este mergulho?
Jornalista, produtora de conteúdo e pesquisadora - especialista em conteúdo audiovisual
Criadora do podcast Trem da Maldade, sobre vilões de filmes e séries.
Pós-doutorado em Linguística Aplicada no Laboratoire Communication et Politique no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS - Paris, França). Mestra e Doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela UFMG (Doutorado sanduíche - Université Paris 13 - Centre D'Analyse du Discours). Professora em cursos de pós-graduação em Marketing Digital, Comunicação em redes, Gestão da Comunicação nas Organizações e Processos Criativos em Fotografia, em Brasília; professora titular de disciplinas em cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Audiovisual, em Brasília. Trabalhou durante 10 anos na produção e edição de reportagens para telejornais das emissoras TV Alterosa (SBT Minas - Diários Associados) e TV Globo Minas. Atuou como consultora (UNESCO) no Ministério da Educação. Produtora de conteúdo - redação, roteiro e edição de vídeo. Autora de capítulos publicados em livros organizados pela UFMG e Université de Picardie na França, artigos publicados em revistas científicas de instituições como UNICAMP, UFGRS e UFMG. Já apresentou suas pesquisas em eventos internacionais no Brasil, Argentina, Estados Unidos e países europeus.
KATRINE BOAVENTURA
Jornalista, professora e pesquisadora em Comunicação
Formada pela Universidade de Brasília (2000-2004), passou por redações de TV, nas emissoras TV Globo, Rede TV!, TV Brasília, SBT, Rede 21. Também atuou em rádio (EBC e Agência do Rádio Brasileiro - ARB), além de trabalhos como freelancer em diferentes áreas.
Doutora em Comunicação pela Universidade Brasília (2010-2014), dedicou-se a pesquisas em Comunicação e Interdisciplinaridade. No mestrado, pela mesma instituição (2007-2009), discutiu os Estudos Culturais Latino-americanos e sua influência nas pesquisas de recepção midiática.
Professora de cursos de pós-graduação e graduação há mais de dez anos, ministrou cursos de televisão e rádio para estudantes de Jornalismo e Publicidade, além de Teorias da Comunicação, Ética e Estética de Cultura de Massa. Atualmente, leciona Telejornalismo, Radiojornalismo, Redação para Audiovisual e orienta Trabalhos de Conclusão de Curso, em Brasília.