Educação é transformação
Sempre fui uma jornalista com veia acadêmica. Um pé na redação e outro na pesquisa. Fiz o mestrado e o doutorado por acreditar piamente no alto nível que essa bagagem científica poderia me dar no trabalho jornalístico. Virar professora e formar novos profissionais da comunicação foi uma consequência que assumi com a mesma paixão e afinco dedicados ao expediente em redação.
Foi assim que caí de amores pela educação em outros patamares, mas não imaginava que minha estrada seria sacudida por dois novos percursos: a educação midiática e a educação social.
Essas áreas guardam em comum o objetivo do pensamento crítico diante do mundo e, consequentemente, a ação responsável em sociedade. São temas que pretendo trazer com mais frequência a este blog para compartilhar o que tenho aprendido que pode ser útil a você, colega de profissão na comunicação ou no ensino.
O que é educação midiática? Saiba mais sobre o programa Educamídia do Instituto Palavra Aberta, é gratuito e extremamente enriquecedor.
O que é educação social? Dê uma olhada na plataforma do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CIEE/UFRGS). O dia nacional do educador social é comemorado em 19 de setembro em homenagem a Paulo Freire, que nasceu nessa data.
Participei do programa de certificação de multiplicadores em Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta no primeiro semestre de 2023. Tive acesso a atividades e conteúdos fundamentais para profissionais da mídia e professores preocupados com as ameaças da desinformação.
Também acabei de entrar para o corpo de educadores voluntários da Escola do Cerrado. Este projeto educacional atende crianças e adolescentes inseridos em situação vulnerável. A turma participa de aulas de reforço, práticas esportivas, atividades socioemocionais e visitas culturais em Brasília para desenvolver habilidades intelectuais, motoras, afetivas e sociais. O que tenho aprendido com esse grupo não cabe em palavras, é uma experiência que todo mundo deveria viver e sentir.
Com muita luta, a equipe da Escola do Cerrado participou de vaquinha on-line e adquiriu uma kombi a ser utilizada como escolinha social móvel. A inauguração acontece no próximo domingo, 24 de setembro, na Esplanada dos Ministérios.
Essas experiências têm me reconectado com meus propósitos. A educação é o caminho das oportunidades e da possibilidade de tornar o horizonte um bem elástico. Não importa quais são os limites da vista da sua janela: é sempre possível colocar a cabeça para fora, por vezes o corpo, e moldar paisagens inéditas, encantadoras, para além daquilo que te permitiram ver num primeiro momento.
Podemos ter fé no potencial transformador da educação.
*Por Carol Assunção, jornalista, pesquisadora e professora
Comments