• Escafandro Cursos Livres

Você sabe o que é MOJO?

Se seu primeiro pensamento foi “é de comer ou passar no cabelo?”, este texto é para você.


Por Katrine Boaventura*, Jornalista, pesquisadora em audiovisual e telejornalismo, Doutora em Comunicação


Mas também é para quem quer saber mais sobre a atuação do MOJO. :)


Primeiramente, MOJO significa nada mais que MObile JOurnalism. Um MOJO atua basicamente com um smartphone para produzir notícias, que podem ser encaminhadas para uma redação ou compartilhadas diretamente com o público pelas mídias sociais on-line.


O professor Fernando Firmino da Silva (2015) inclui ainda no conceito de jornalismo móvel a dinâmica do consumo, também atrelada a dispositivos móveis de forma crescente.


O uso do smartphone para capturar fotos, vídeos e áudios não chega a ser nenhuma novidade. Mas o jornalista produzir integralmente um conteúdo com qualidade usando apenas o celular para captar, editar e divulgar reportagens multimídia é uma possibilidade que se torna mais concreta e acessível com o desenvolvimento dos smartphones.


Entre as vantagens do jornalismo móvel podemos citar o custo menor em relação aos equipamentos. Mesmo que smartphones, tripés, microfones e aplicativos de edição profissionais sejam mais caros, ainda assim não se comparam aos usados pelas redações tradicionais, em termos de custos.


A portabilidade também é maior: enquanto um equipamento de TV pode pesar muitos quilos e demandar um veículo específico para o transporte, o jornalista mobile pode carregar tudo o que precisa em uma mochila.

Além disso, o smartphone é hoje um equipamento tão popular que o jornalista pode registrar a pauta de forma muito menos intimidante, inclusive para os entrevistados.


Finalmente, o MOJO pode tanto ser realizado por um iniciante quanto por um profissional vinculado a uma grande redação. Há equipamentos e aplicativos para todos os níveis e bolsos, permitindo que jornalistas atuem em televisão, rádio, internet e mídias sociais, utilizando um único aparelho.


Quer saber mais sobre como contar suas histórias com smartphones? Vem pro nosso curso na semana que vem, de 5 a 9 de outubro!

*Professora do curso Video Upload: atualização teórica e prática em jornalismo digital

  • YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 by Networking Talks.  Proudly created with Wix.com