top of page

Mergulho nos sonhos, ficções e (ir)racionalidades

Universo onírico norteia a quarta edição de seminário internacional promovido pelo grupo RETORAR da UFMG


Você já acordou depois de um sonho muito louco que parecia super real? Ou se percebeu dentro de um pesadelo horrível do qual se esforçou para acordar e sair, mas não conseguia? Quantas vezes por dia ou por semana você sonha acordada(o)?

Sonhar é humano.


E logo após despertar das fantasias do carnaval, mergulhamos nas mineiras montanhas a refletir, discutir e seguir por entre devaneios, ideias e imaginações no IV Seminário Docere, Delectare et Movere: Sonhos, ficções e (ir)racionalidades, de 15 a 19 de fevereiro de 2024. o encontro aconteceu no Centro de Convenções do Complexo Santuário do Caraça, na região da cidade de Santa Bárbara/MG.


O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa RETORAR - "Retórica e Argumentação" do CNPq/UFMG (FAFICH/FALE), liderado pelas professoras Helcira Lima e Maria Cecília Coelho, integrantes dos Programas de Pós-graduação em Linguística (POSLIN) e em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal de Minas Gerais, respectivamente. Nesta edição de 2024 o professor Walter Menon, da linha de pesquisa em Estética do PPGFIL, também esteve na organização. Ele atualmente é pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da UFMG, com o projeto: "Kant e os espectros. Metafísica, sonhos e ficção nas origens da indústria cultural". Estivemos lá com nosso Escafandro, a postos ou à deriva, para imergir nas mais profundas leituras e perspectivas interdisciplinares de "sonho", "ficção", "racionalidade" e "irracionalidade" a partir de estudos em retórica clássica e sua recepção contemporânea e discursiva.


Aqui você confere tudo o que aconteceu durante o seminário:



Resenhas dos filmes exibidos Malpertuis (Harry Kümel, 1971, 110 min.)


filmes dolce deletare movere malpertuis saragossa manuscript dolcere deletare movere


Acompanhe também em nosso perfil no Instagram e nossas páginas no Facebook e Linkedin.

Equipe de registro multimídia e memorial do IV Seminário Docere, Delectare et Movere: Sonhos, ficções e (ir)racionalidades: Carol Assunção (Jornalista, Pesquisadora, Professora Doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela UFMG/Escafandro Cursos Livres) - Coordenação e edição

André Bomfim Mynssen Coelho (Doutorando em Filosofia/UFMG) - Redação e registros visuais

Bruna Zarattini (Doutoranda em Letras/UFMG) - Redação Clinton Gonçalves dos Santos (Graduando em Filosofia/UFMG) - Redação e registros visuais Daniel Felipe Couto Vieira Silva (Doutorando em Filosofia/UFMG) - Redação

Najla Gaia (Mestranda em Filosofia/UFMG) - Redação

Romana Guimarães (Mestranda em Filosofia/UFMG) - Registros visuais

Sofia Morais (Mestranda em Letras/UFMG) - Redação

escafandro cursos livres

bottom of page