top of page

Temos dimensão do impacto da Inteligência Artificial?

Documentários para pensar sobre a I.A.


Hoje temos a sensação de que não se fala em outra coisa: estamos na Era da Inteligência Artificial. A I.A. já invadiu tantos espaços e atividades que se apresenta como a novidade mais recente e quente do momento. As atualizações acontecem a todo tempo e em altíssima velocidade, a gente nem consegue acompanhar.


É fácil perceber que muito do que parece novidade pós-www já existia antes, mas ganhou novas configurações on-line: redes sociais conectadas, aplicativos agenciadores de namoro e a até a I.A., que surgiu na década de 1950, no contexto pós-guerra. Porém os avanços em saltos nos últimos anos jogaram luz atual sobre uma série de fatores:

  • o desenvolvimento de soluções tecnológicas providenciais e por vezes polêmicas em áreas como a saúde, por exemplo;

  • a criação de imbróglios quanto a segurança, privacidade, propriedade intelectual, questões ambientais, entre outras;

  • a nossa relação com o tempo e o estar no mundo;

  • a nossa relação com outros humanos e com as máquinas inteligentes;

  • enfim, dilemas éticos.

Tenho lido e estudado mais sobre Inteligência Artificial como parte do meu permanente interesse em comunicação, tecnologia e sociedade. Estou participando do MOOC (Massive Open Online Course) "Como usar o chat GPT e outras ferramentas de IA generativa na sua redação", oferecido pelo Knight Center for Journalism in the Americas. Em breve compartilharei aprendizados sobre a aplicação da I.A. no jornalismo.


Por enquanto, proponho uma pequena lista de conteúdos que podem ajudar a esquentar os motores da compreensão a respeito de alguns aspectos da Inteligência Artificial.


"The Coded Bias" - sobre a Inteligência Artificial enviesada

O filme dirigido e lançado em 2020 pela ativista Shalini Kantayya aponta como a I.A. também está sujeita aos vieses humanos. A pesquisadora do Massachussets Institute of Technology (MIT) Joy Buolamwini encontrou erros de representatividade em sistemas de reconhecimento facial. Ela fundou a organização Liga da Justiça Algorítimica pela garantia de I.A. "equitativa e responsável", como anuncia a home page do projeto.

"A era da Inteligência Artificial" - série documental

Os oito episódios desta produção YouTube Originals de 2019-20 tratam de grandes pontos de virada em diferentes campos devido à rápida evolução da I.A.

"Eis os delírios do mundo conectado" - sociedade em rede e Inteligência Artificial

Pensar nos paradoxos entre tecnologia e humanidade sempre me leva a este documentário lançado em 2016 pelo incrível cineasta Werner Herzog - aquele que veio à América do Sul para produzir Fritzcarraldo (1982). O filme discute os impactos da internet na sociedade contemporânea a partir de alguns casos fascinantes e de outros bem assustadores, no estilo #issoemuitoblackmirror, versão não-ficção.

E você, tem coragem de mergulhar nesse oceano algorítmico?

Tenho a honra de receber a filósofa e professora Leidiane Coimbra, Doutora em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e criadora do perfil Filosofia Íntima, de divulgação filosófica, no primeiro Mergulho on-line da nova fase do projeto Escafandro Cursos Livres. Juntas, te convidamos a esse econtro para debater os impactos da Inteligência Artificial na estética, na comunicação e nos processos criativos.

Participe, clique na imagem abaixo e garanta sua vaga!

voce e mais inteligente que a inteligencia artificial

Por Carol Assunção, Jornalista, Consultora, Pesquisadora e Professora

Escafandro Cursos Livres

Commentaires


bottom of page