top of page

Não confunda Educação Midiática com recursos de mídia na escola

É muito mais do que você imagina


nuvem de palavras educacao midiatica

Apesar do que muita gente pode pensar, Educação Midiática não se resume a aprender a usar ferramentas tecnológicas para produzir um jornal, revista, filme, conteúdo de rádio, tv ou internet.


A própria variedade de termos também gera mais discussões: mídia-educação, educomunicação, alfabetização midiática, literacia midiática, letramento midiático, alfabetização/educação para as mídias...


O denominador comum nesses conceitos é o objetivo de preparar para o posicionamento cidadão desde a idade escolar, tanto no consumo como na produção de conteúdo. É capacitar para o pensamento crítico diante das informações e da mídia. É qualificar para criar e manifestar o próprio discurso de forma consciente, sob uma perspectiva ética de ações e consequências. Refletir, interpretar, questionar, discernir, defender, posicionar. Trata-se de viver em uma sociedade inserida no contexto da Era da Informação que também já vem sendo chamada por aí de Era da Inteligência Artificial.


A educação midiática consiste num processo para se chegar à alfabetização midiática segundo David Buckingham, pesquisador do tema há décadas e autor do Manifesto pela Educação Midiática. Ele entende a aplicação da alfabetização para a mídia nas escolas a partir de quatro eixos críticos principais:

livro manifesto pela educação midiática davis buckinham

  • linguagem,

  • representação,

  • produção,

  • audiência;

e com base em dois princípios-chave:

  • uso do conhecimento prévio dos estudantes para estimular o engajamento no aprendizado;

  • junção entre teoria e prática.

E tudo isso tem que fazer parte do currículo desde muito cedo. A construção acontece no curto, médio e longo prazo.


Esse assunto fundamental para educadores, jornalistas e profissionais da comunicação estará sempre por aqui, como já adiantei. E no final deste post você confere links e acessa referências para mergulhar e aprofundar mais.


E as políticas públicas?


A Educação Midiática está relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.4 para a Agenda 2030 das Nações Unidas: "Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos".


ods 4 educação de qualidade

No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla o universo jornalístico-midiático principalmente nas diretrizes para o ensino de língua portuguesa. Também traz o contexto da cultura digital em outras matérias.


Há projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados com a proposta de institucionalizar a educação midiática nas redes de ensino. O Governo Federal estabeleceu a Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM) e abriu consulta pública para a elaboração da Política Nacional de Educação Midiática em junho deste ano.


A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República realiza a primeira Semana Brasileira de Educação Midiática de 23 a 27 de outubro de 2023, em parceria com o Ministério da Educação e organizações como Intervozes, Instituto Palavra Aberta, Instituto Vero, Redes Cordiais e Safernet. A meta é conhecer, compartilhar e mapear iniciativas em educação midiática que já vêm sendo desenvolvidas por escolas e organizações brasileiras.

semana brasileira de educação midiática

A data coincide com o evento Global Media and Information Literacy Week 2023 organizado pela Unesco. O tema deste ano é Alfabetização midiática e informacional em espaços digitais: uma agenda global coletiva, no sentido de criar parcerias multilaterais para ampliar o acesso mundial letrado à informação.

Neste vídeo você acompanha uma discussão primorosa sobre Educação Midiática na programação do 4º Fórum Internacional Senac de Educadores, com a participação dos professores e jornalistas Cássia Lassalvia (Senac), Eugênio Bucci (USP) e Fabiana Moraes (UFPE).

Assine nossa newsletter quinzenal gratuita para receber as atualizações deste blog em primeira mão. :)


Referências - Links úteis:

Artigo sobre Educação Midiática de Barbara Giovanni e Camila Carvalho para a Revista ComCiência de Jornalismo Científico do Laboratório de Jornalismo da Unicamp (2020)

Ensaios e entrevistas de David Buckinham sobre Educação Midiática.

Resenha do livro The Media Education Manifesto de David Buckingham, na Grau Zero —Revista de Crítica Cultural, v. 8, n. 1, 2020 por Cristiane Marquetto.


Por Carol Assunção, jornalista, consultora, professora e pesquisadora

escafandro cursos livres

Comments


bottom of page